atualizado em Outubro / 2012

Atualizado em Outubro / 2012

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Cosmorama


Foto do 1º prédio da estação de Cosmorama (sem data), que servia de depósito de óleo de algodão da "Anderson Clayton"

Vídeo - EFA - História e imagens P/ 23 Cosmorama.


Data de inauguração da estação:15/06/1943

Cosmorama é a minha cidade querida, lá, junto com parentes e amigos, vivi grandes momentos de minha vida.
A minha paixão por ferrovias, vem desde os tempos em que eu, pequenino, embarcava na estação da LUZ em SP, e atravessava os sertões do estado dentro de um trem, até esta pequena cidade .
Por incontáveis vezes, esse foi o meu meio de transporte; Hoje, diante da saudade que ficou, recordo essas viagens com uma grande dor no peito.
As pessoas que conheci, as charretes que nos esperavam para nos levar até a cidade, o trem apitando em sua plataforma, anunciando a sua partida, enfim... tudo aquilo que um dia foram momentos mágicos, hoje só existe na lembrança.
Os tempos são outros mas, a estação ainda está lá, as pessoas que viveram esses momentos também, só o motivo da saudade é que não mais se faz presente.
Atualmente, quem se aventurar a fazer essa mesma viagem por rodovia, tem que pagar nada menos que 14 pedágios para ali chegar, o trem não pagava nenhum, talvez esse seja um dos motivos que levaram a extinção deste meio de transporte, afinal...como iriam sobreviver os parentes e amigos dos tucanos Covas, Alckmin, Serra, FHC e cia. se não fossem as rodovias que enriqueceram tais pessoas com os ROUBÀGIOS...?
A ferrovia??? Ah...essa sempre ficou pra segundo plano, desde os primórdios políticos, que , ao longo dos tempos, cavaram a sepultura da ferrovia, esses senhores citados aqui, só fizeram jogar a última pá de terra do sepultamento.
Um grande abraço ao Sr. Benedito, que a 7 anos reside no prédio da estação, e que ajuda a preservar o mesmo, aos amigos e parentes daí, outro grande abraço, com trem ou sem ele, sempre estarei aí para matarmos a saudade daqueles velhos e inesquecíveis tempos.



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: